Projeto de Pesquisa Levantamento das principais classes de solos nos municípios de Santo Antônio do Içá e Amaturá

Projeto de Pesquisa Levantamento das principais classes de solos nos municípios de Santo Antônio do Içá e Amaturá

 

O projeto de levantamento das principais classes de solos nos municípios de Santo Antônio do Içá e Amaturá. Coordenado pelo Professor Dr. José Furtado de Miranda (Líder do Grupo de Pesquisa BRAS), e os membros/discentes: Aliúne da Costa Mauricio, Andrea Rozendo Abelaez, Rafael de Assis Canaquia, Alexandre Franco Nunes, Anne da Costa Maurício, Jakson Lino Mendes da Costa e Denilson Patrício Moraes e Telma Maria de Nazaré Souza Castelo Branco. Tem como objetivo principal: Abrir trincheiras, para descrição morfológica, classificação, compreender os níveis de fertilidade, para postular uso e manejo, além de coletas de monólitos indeformados para réplicas.

Ao longo de uma semana intensa de atividades de campo, (08 a 15 de julho de 2023), foram descritos e coletados 9 (nove) perfis de solos um total de 32 amostras deformadas e 2 (dois) Monolítos (indeformados). As classes de solos coletadas foram: Latossolos, Argissolos e Espodossolos, a classificação de campo será refinada a partir dos resultados analíticos. O INC ainda não dispõe de laboratório equipado para as análises, assim as amostras serão encaminhadas para laboratório específico.

O coordenador, prof. José F. Miranda, relata que o Alto Solimões ainda reserva inúmeras áreas que se quer foram visitadas por pedólogos, afirma que os estudos de solos precisam evoluir, pois se trata de recurso natural que “sustenta o mundo”, e muitos desses pedoambientes estão em uso e manejos inadequados, o que é preocupante, pois cada classe de solo possuem atributos que requerem interpretações para uso e manejo. Espera-se, ao final do projeto, um breve diagnóstico pedológico das áreas estudadas, garantido uma mínima contribuição para o manejo e uso dos solos, além da contribuição cientifica para a pedologia da Amazônia Brasileira.